DRAEI
Diagnóstico de Reparação de Avarias em Equipamentos Informáticos
Docente:Prof.José Fernandes
Objetivos da disciplina :
1-Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária á resoluçao de novas situações, capacidade de resolver problemas no contexto do diagnóstico e reparação de avarias em sistemas informáticos.
2-Demostrar a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa.
3-Desenvover capacidades para a utilização adequadamente e manipular com rigor técnico ferramentas e instrumentos de medida.
4-Promover as práticas que estejam relacionadas com os condicionalismos da profissão, nomeadamente a segurança e saúde.
O que mais gostei de saber:
Tabela com o código de cores das resistências elétricas:
Higiene e Segurança no trabalho
Identificação de riscos associados a nossa profissão
.Incêndio
.Eletrocussão
.Queimaduras
.Corte,Feridas
.Corpos Estranhos (Olhos)
.Prevenção
.Intervenção em caso de acidentes,procedimentos.
Estrutura e funcionamento de um computador
Software :
Conjunto de programas de computador, ou seja, sequência lógica de instruções fornecidas à unidade central de processamento que são capazes de fazer funcionar o hardware sob a intrevenção do utilizador.
O software é um conjunto não físico mas fundamental para o funcionamento de um computador, ou seja, é a parte lógica do computador. (programas e comandos).
É o software que permite o funcionamento do hardware. Os programas de aplicação (word, exel, power-point), sistemas operativos, jogos e outros, são exemplos de software.
Hardware :
O hardware é a parte física de um computador, isto é, todos os componentes físicos, processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, etc.
O hardware é o conjunto dos dispositivos físicos que constituem o sistema informático.
Motherboard :
É a placa principal onde estão inseridos os ciucuitos eletrónicos essenciais ao computador (Chipset).
A placa-mãe contém o processador, a memória principal, os ciucuitos de apoio, os controladores e os conetores de barramento. As placas de expansão de memória e dispositivos, podem ser instaladas na placa-mãe através de slots especificos.
Processador :
Vulgarmente designado por CPU - Unidade Central de Processamento ou microprocessador. É o chip com maior importância da motherboard, algumas vezes designado por motor / coração do sistema.
É a unidade central de processamento e controle do computador, responsável pela leitura, interpretação e execução das instruções inseridas na memória sob a forma de programas.
O principal fabricante de processadores ainda é a empresa Norte- Americana INTEL.
Memórias :
Circuitos eletronicos, componentes ou partes eletrónicas de um computador capazes de armazenar programas, dados e informação.
Basicamente divididas em dois grandes grupos :
- principais
- secundárias.
As primeiras, normalmente residentes na motherboard, são memórias eletrónicas sem partes móveis e classificadas em dois grandes grupos :
- ram
- rom.
Ram :
são memórias de armazenamento de programas, dados e informações, com carater temporário. Os programas residentes nos discos rigidos são carregados neste tipo de memórias para que os tempos de acesso da CPU sejam reduzidos, aumentando assim a velocidade de processamento.
São memórias do tipo volátil, ou seja, o seu conteúdo, perder-se-á se não for gravado no disco rigido.
Rom :
São memórias apenas de leitura (ROM - read only memory), gravadas pelos fabricantes dos sistemas informáticos e nelas residem os programas de arranque dos computadores, essenciais à inicialização dos sistemas.
Estes programas residem no sistema não devendo ser apagados.
Memórias secundárias :
Desta classificação fazem parte os discos rigidos HD ou "winchester". É o dispositivo físico onde estão instalados o sistema operativo, programas de aplicação e também onde são gravadas as informações resultantes do processamento (texto, imagens, sons, etc.) são ainda, considerados memórias auxiliares ou de massa.
Higiene e segurança no trabalho:
Prevenir o acidente:
Os riscos de trabalho, nas profissões, estão relacionadas com o ambiente e modo de proceder nas várias actividades, siginifica, pois que as condições inseguras de trabalho poderão afectar a saúde, a segurança e o bem-estar de quem trabalha.
Há, então, riscos de acidente de trabalho?
Claro que sim. Às medidas que tomamos para não correr riscos de acidente chamamos prevenção de acidentes. Ao conjunto de normas que regulam essas medidas chamamos segurança. Daí a denominação da higiene e segurança no trabalho.
Limitar ou erradicar o risco?
Criando situações ausentes de risco ;
envolver o risco:
Criando situações que não possibilitem acidentes. Por exemplo, envolvendo as partes perigosas de uma máquina, etc ;
Significado das cores
Vermelho
Proibição/Stop
Sinais de perigo e proibição;
Amarelo
Precaução/Atenção
Sinalização de zonas de risco;
Verde
Situação de segurança
Sinalização de saidas, postos de socorros;
Azul
Informação
Obrigação de usar equipamento de segurança, proteção pessoal e informação geral